Reabilitação Profissional do INSS
Reabilitação Profissional do INSS
A Reabilitação Profissional é um serviço do INSS para a recuperação de trabalhadores que possuam alguma incapacidade profissional, causada por um acidente, doença ou deficiência.
Dessa forma, o INSS deve arcar com os custos de todo o processo de reabilitação profissional, seja para que você retorne a função que exercia ou seja encaminhado para outra profissão.
É importante lembrar que a Reabilitação Profissional é um direito de todo cidadão, garantido na Constituição para que você seja realocado ao mercado de trabalho.
Martos e Godoi
A Reabilitação Profissional possui um Atendimento Completo. Estando no programa, você passa por um atendimento individual e traçado estrategicamente para o seu caso, com os mais diversos tipos de profissionais, como médicos, psicólogos, terapeutas e serviço social.
Além disso, existe um apoio financeiro por parte do governo, pois o INSS deve arcar e entregar todos os meios necessários para que você participe da Reabilitação Profissional.
Por isso, questões financeiras como alimentação, transporte e materiais devem ser custeados pelo governo.
Quando não há possibilidade de deslocamento, o INSS também deve oferecer a Reabilitação Profissional de forma remota, para que você participe do programa e não seja prejudicado.
Martos e Godoi
Para ter direito a esse programa, é necessário que você possua qualidade de segurado, ou seja, efetue contribuições para o INSS ou esteja no período de graça.
Na maioria dos casos, a Reabilitação ocorre após seu afastamento, ou seja, ao final do auxílio-doença ou da Aposentadoria por Incapacidade Permanente, para que assim, você esteja apto a retornar ao mercado de trabalho, na mesma profissão ou até em novo ofício.
De forma resumida, têm direito a participar da Reabilitação Profissional:
- Segurados que recebem benefícios por incapacidade
- Segurados Incapazes para o trabalho mas que não possuem os requisitos para receber o auxílio-doença
- Segurados que recebem a Aposentadoria Especial que possuem a capacidade para o trabalho reduzida, seja por doença ou acidente
- Segurados que recebem a Aposentadoria por Incapacidade Permanente
- Dependentes do Segurado, ou seja, familiares que dependem economicamente do segurado
- Pessoas com Deficiência e seus dependentes
Reabilitação Profissional do INSS
Se você está afastado por alguma incapacidade laboral causada por uma doença ou acidente, ou possui algum tipo de deficiência, realizar a reabilitação profissional pode ser vantajoso para você.
Veja alguns motivos:
- Recolocação ao mercado de trabalho
- Você continuará recebendo o auxílio-doença até estar totalmente apto para desempenhar seu trabalho
- Os custos são arcados pelo próprio INSS, como transporte, alimentação e tratamentos
- Você é treinado para realizar uma função que garanta seu próprio sustento ou de sua família
Reabilitação Profissional do INSS
Mesmo sendo vantajoso para o trabalhador, é importante ficar atento aos requisitos da Reabilitação Profissional.
Isso porque mesmo sendo um direito de todos, muitas vezes o INSS nega ou não oferece a Reabilitação Profissional, como muitos outros benefícios.
Por esse motivo, se você está incapacitado para o trabalho e deseja passar pela Reabilitação Profissional, consulte uma Advogada Previdenciária para traçar estratégias e te encaminhar a conquista desse direito.