Aposentadoria do Enfermeiro

Aposentadoria do Enfermeiro

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre a Aposentadoria do Enfermeiro

Você, enfermeiro, sabia que tem direito a uma aposentadoria especial? Veja como conquistar este benefício nesta postagem.

aposentadoria do enfermeiro

Aposentadoria do Enfermeiro

Enfermeiro, sua nobre profissão tem direito a aposentadoria especial
Você, enfermeiro, sabia que tem direito a uma Aposentadoria Especial?
Nada mais justo para você que passou anos se dedicando a essa profissão tão bonita!
Você arriscou sua saúde trabalhando em contato com diversos agentes nocivos, como microorganismos transmissores de doenças, materiais contaminantes e tantos outros.
Hoje, vamos falar sobre a Aposentadoria do Enfermeiro. Você vai entender como era Antes da Reforma da Previdência e como ficou para os próximos anos.
É muito importante que você saiba desse Direito e não adie a conquista de sua tão sonhada Aposentadoria, correndo o risco de trabalhar além do tempo exigido quando na verdade já possui o direito de descansar.
Consulta Online
Quer dar entrada na sua aposentadoria e não sabe como fazer isso sem ter dor de cabeça com o INSS? Nós cuidamos de tudo pra você, do início ao fim!
Consulta Online
Quer dar entrada na sua aposentadoria e não sabe como fazer isso sem ter dor de cabeça com o INSS? Nós cuidamos de tudo pra você, do início ao fim!

Martos e Godoi

Aposentadoria especial
A Aposentadoria Especial é um direito do segurado que realizou atividades profissionais exposto a algum agente nocivo, como o frio excessivo, ruído acima do limite permitido, contato com agentes contaminantes entre outros.
Tudo isso pode afetar a saúde ou até mesmo a integridade física do trabalhador.
Mas fique atento: Mesmo que a empresa ofereça EPI's. você pode ter direito à Aposentadoria Especial!
Um exemplo prático disso é o caso dos Enfermeiros. Durante a Pandemia, mesmo com a utilização dos EPI’s (como máscaras, óculos protetores e luvas) muitos enfermeiros foram infectados pelo coronavírus. Isso só prova que o uso de EPI’s não exclui os riscos inerentes ao trabalho.

Martos e Godoi

Antes da reforma (direito adquirido)
Até a Reforma da Previdência, em 13/11/2019, a principal exigência para a Aposentadoria Especial do Enfermeiro era 25 anos de trabalhos expostos à agentes nocivos à saúde.
Por isso fique atento: Se você já cumpriu esse requisito antes de 13/11/2019, tem o que chamamos de Direito Adquirido e pode se Aposentar através das Regras Antigas!
Isso seria ótimo, pois a Aposentadoria Especial foi uma das mais atingidas pelas mudanças da Reforma.

Aposentadoria do Enfermeiro

Como ficou após a Reforma?
Hoje, os requisitos para a Aposentadoria Especial do Enfermeiro são, além dos 25 anos de trabalho especial, atingir os 60 anos de idade.
Infelizmente o INSS deixou a saúde do trabalhador de lado e tirou o direito da aposentadoria ser concedida com base no tempo de trabalho, sendo exigido atualmente, idade mínima.
Como já esperado, a Reforma afetou e muito a Aposentadoria Especial, fazendo você ter que esperar ainda mais pela conquista do seu tão sonhado benefício.

Aposentadoria do Enfermeiro

E como fica para quem já estava quase se Aposentando?
Para os Enfermeiros que já estavam quase se aposentando antes da Reforma, existe uma Regra de Transição.
As Regras de Transição servem para facilitar a Aposentadoria de quem já estava quase cumprindo os requisitos da Regra Antiga, para que esses segurados não fossem atingidos pelo rigor da Nova Regra.
Quer saber mais sobre as Regras de Transição e como elas podem te ajudar a se Aposentar? Acesse nosso artigo Regras de Transição. Explicamos cada uma para que você fique por dentro desse Direito!
Para os Enfermeiros, a Regra de transição exige os 25 anos de trabalho exposto à agentes nocivos e, além disso, 86 pontos (resultado da somatória de idade + tempo de contribuição).
Por exemplo: Maria já estava quase se aposentando quando a Reforma da Previdência foi implementada. Ela completou 25 anos como Enfermeira, possui 55 anos de Idade e 32 anos de tempo de contribuição.
Neste caso, Maria já pode se Aposentar através dessa Regra de Transição, pois além de completar os 25 anos de trabalho especial, ela possui a somatória de 87 pontos, ultrapassando em 1 ano as exigências.
Para saber se você vai se Aposentar através da Regra de Transição ou possui o Direito Adquirido, consulte uma advogada de confiança que realize a Análise da sua Aposentadoria para te direcionar ao melhor benefício!

Martos e Godoi

O valor de sua aposentadoria especial
O cálculo da Aposentadoria Especial foi uma das maiores mudanças da Reforma. Isso porque antes de 13/11/2019, o valor era composto pela média dos 80% maiores salários de contribuição.
Infelizmente, na regra nova o valor é composto por 60% da média de todos os salários (inclusive os mais baixos) + 2% a cada ano que exceder os 20 anos de tempo de contribuição para homens e 15 anos para as mulheres.
Vamos te explicar de um jeito mais simples:
João possui 25 anos de contribuição com a Previdência Social. Assim, ele ultrapassou em 5 anos a exigência de contribuição, adicionando 10% (5 anos de contribuição x 2%) ao valor de sua aposentadoria.
Dessa forma, ele vai receber 70% da média de todos os seus salários de contribuição.
Vemos que isso diminuiu muito o valor final, não é mesmo? Mas se você tem dúvidas sobre o valor do seu benefício já concedido, contrate um Advogado Previdenciário que pode realizar a Revisão de sua Aposentadoria. Em alguns casos o valor pode dobrar! Vale muito a pena analisar essa possibilidade.

Martos e Godoi

Como comprovar a Atividade Especial
Um dos documentos mais importantes para sua Aposentadoria Especial é o PPP.
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) contém todas as informações necessárias para comprovar que você realizou atividade especial, como a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos, descrição do ambiente de trabalho, entre tantos outros detalhes.
Atenção: todo trabalhador tem direito de acesso ao PPP. Cabe ao empregador entregá-lo em suas mãos, para que exista uma comprovação de sua atividade especial.
Você pode saber tudo sobre esse documento em nosso artigo PPP, o documento mais importante da sua Aposentadoria Especial.
Além desse documento, podem ser exigidos alguns laudos técnicos da empresa, como o LTCAT e o PPRA.
Se você tem dúvidas sobre a documentação necessária ou se seu PPP veio cheio de erros e você precisa realizar alguma retificação, sugerimos que procure um Advogado Especialista que pode garantir que seus documentos sejam revisados e entregues corretamente.

Aposentadoria do Enfermeiro

Conclusão
Neste artigo vimos todas as mudanças na Aposentadoria Especial do Enfermeiro, e como evitar alguns erros do INSS.
Como já vimos, a Aposentadoria Especial sofreu muitas mudanças pela Reforma, tanto em seus requisitos, quanto em seu cálculo. Mesmo assim, com uma análise bem feita e estratégias profissionais, você pode evitar de receber um valor menor ou de esperar ainda mais pelo seu benefício.
Se você trabalhou por poucos anos como Enfermeiro, pode realizar a conversão do tempo especial em tempo comum e aumentar sua contagem, mas isso ninguém te conta!
Nos benefícios já concedidos, muitas vezes o INSS deixa de considerar o tempo de atividade especial e não realiza a conversão. Isso pode diminuir o valor de sua aposentadoria!
Se você deu entrada em sua Aposentadoria Especial administrativamente e teve seu benefício negado, fique de olho, o INSS pode ter cometido erros na análise e tirado de você a chance de se aposentar no tempo certo.
Para não ser prejudicado pelo INSS, organize seus documentos e busque um Advogado Previdenciário de confiança, que pode revisar seu PPP e outros documentos e analisar qual a melhor Aposentadoria para o seu caso, fazendo com que você receba o valor justo e correto!
Você pode entender ainda mais sobre a Aposentadoria Especial clicando aqui.