Aposentadoria Por Idade: Como se Aposentar Por Idade em 2022?

aposentadoria por idade

Aposentadoria Por Idade: Como se Aposentar Por Idade em 2022?

Veja neste artigo dicas e informações sobre o que deve ser feito, em 2022, para você conquistar a sua tão sonhada Aposentadoria Por Idade.

aposentadoria por idade

aposentadoria por idade

Como me Aposentar por Idade em 2022?
O ano de 2021 está acabando e, em meio a tantos desafios vencidos e tantos anos de trabalho, você se pergunta: como me Aposentar por Idade no próximo ano?
Você já se dedicou por tanto tempo no trabalho e sonha todos os dias com uma vida tranquila e feliz.
Imagina poder ir dormir sabendo que esse sonho pode ser real, pois uma Aposentadoria justa e com o valor correto é o que você merece!
Você pode desfrutar de momentos inesquecíveis com sua família e amigos, ou até mesmo relaxar e descansar como merece.
Nós queremos te ajudar a viver esse sonho! Vamos entender, juntos, como ficará a sua Aposentadoria por Idade em 2022.
Consulta Online
Quer dar entrada na sua aposentadoria e não sabe como fazer isso sem ter dor de cabeça com o INSS? Nós cuidamos de tudo pra você, do início ao fim!
Consulta Online
Quer dar entrada na sua aposentadoria e não sabe como fazer isso sem ter dor de cabeça com o INSS? Nós cuidamos de tudo pra você, do início ao fim!

Aposentadoria Por Idade

O que é a Aposentadoria Por Idade?
A Aposentadoria por idade é um tipo de aposentadoria para você que atingiu a idade e já cumpriu o requisito de contribuições, carência, mínimas exigidos pela Previdência Social. A Reforma da Previdência afetou rigorosamente todos os tipos de Aposentadorias, inclusive a Aposentadoria por Idade.
Mas isso ninguém te conta! Isso porque, num primeiro momento, as mudanças parecem mínimas, mas sabemos que, independente do nível, elas afetam você, trabalhador que espera tanto por esse momento. Vamos entender melhor como ficam essas mudanças.

Martos e Godoi

Tenho direito à Aposentadoria por Idade?
Provavelmente sim.
O primeiro requisito necessário é a idade. Que tem diferença de acordo com cada caso e perfil. Por exemplo:
Homens precisa ter 65 anos de idade
Mulheres precisam ter 62 anos de idade (tem exceções que diminuem essa idade)
Trabalhador Rural Homem precisa de 60 anos de idade
Trabalhadora Rural Mulher precisa de 55 anos de idade
Além da idade, é necessário ter, no mínimo, 180 contribuições, o que significa 15 anos de efetivo pagamento de contribuições mensais para o INSS.
O Regime da Previdência Social, conhecido como INSS, divide os segurados (quem paga/contribui para o INSS) por categoria. Dessa forma, têm direito à Aposentadoria por Idade:
Segurados Obrigatórios
Aqueles que já contribuem com a Previdência Social/INSS automaticamente através da folha de pagamento - quem trabalha registrado, com registro na carteira de trabalho. Mas também outros tipos, como por exemplo:
  • Empregados que prestam serviço de natureza urbana ou rural
  • Empregados domésticos
  • Contribuinte Individual
  • Empregados avulsos (que prestam serviços a várias empresas de forma livre, também chamado de autônomo)
  • Segurado Especial: que exerça individualmente ou em economia familiar atividades ligadas à pesca ou artesanato, produtor, seringueiro
Segurados Facultativos
São aqueles que resolvem contribuir, por conta própria, com a Previdência Social para ter direito aos benefícios previdenciários. Podem ser:
  • Donas de casa
  • Brasileiros que acompanham o cônjuge em serviços no exterior
  • Segurado que deixou de ser Obrigatório
  • Síndicos sem vínculo empregatício
  • Bolsistas ou estagiários
  • Bolsistas que realizam pesquisas em outros países mas não tenham vínculos
  • com outros regimes de previdência
  • Brasileiro residente no exterior, sem vínculo com outros regimes de previdência
  • Segurado em prisão de regime fechado ou semiaberto que realize trabalho dentro ou fora da instituição, com ou sem intermediação ou que realize atividades artesanais
Importante: Se você é trabalhador rural ou segurado especial, a idade exigida é reduzida e passa a ser de 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.
Caso tenha dúvidas sobre como contribuir por conta própria, acesse nosso Guia Básico da Aposentadoria.
Aqui vemos que diversas atividades profissionais dão direito à tão sonhada Aposentadoria por Idade! São muitas possibilidades de você, trabalhador e/ou segurado do INSS, garantir esse direito em 2022!
Se você se encaixa em algum desses exemplos, entre em contato com um Advogado Previdenciário que irá te direcionar e encontrar o melhor benefício para sua situação. Queremos te ajudar na conquista desse direito!

Aposentadoria Por Idade

O que mudou na Aposentadoria por Idade após a Reforma?
Antes da Reforma, a Aposentadoria por Idade exigia:

cálculo

Além disso, para conseguir alcançar seu tão sonhado benefício, era exigida uma carência de 180 meses.
Ainda assim, para trabalhadores rurais, professores ou quem vivia em regime de economia familiar, essa idade poderia ser reduzida em até 5 anos.
Isso valia antes de 13/11/2019. Mas aí veio a tão temida e falada Reforma da Previdência.
A Reforma uniu as antigas Aposentadorias por idade e Aposentadoria por Tempo de contribuição e transformou em uma única Aposentadoria: a Aposentadoria Programada.
Isso significa que você, trabalhador e/ou segurado do INSS, que busca os frutos de anos de suor, dedicação e contribuições para o INSS, além de precisar atingir a idade mínima, deverá atingir o tempo mínimo exigido de contribuição. Mas, como assim? Vamos te mostrar:
Hoje, a Aposentadoria por Idade (que tornou-se Aposentadoria Programada) agora exige:

aposentadoria por idade

Se você é homem: Vale lembrar que o tempo de contribuição varia de acordo com o ano que você se filiou ao INSS. Se você se filiou antes da Reforma (13/11/2019), a exigência é de 15 anos. Se depois, a exigência é de 20 anos de contribuição, ou seja, você trabalhador deve contribuir por mais 5 anos após a nova regra.
Infelizmente já vemos o quanto a Reforma da Previdência prejudicou a Aposentadoria por Idade. Mas isso não impossibilita você, que trabalhou por anos, que pagou as contribuições para o INSS, de conseguir sua tão sonhada Aposentadoria!

Martos e Godoi

Mas eu já estava quase me aposentando…
Se você já cumpriu os requisitos de Aposentadoria antes da Reforma da Previdência, em 13/11/2019, fique tranquilo! Você pode se aposentar através das Regras de Transição que garante o que chamamos de Direito Adquirido.
Mas, como assim? Vamos te ajudar a entender:
Direito Adquirido dos Homens
Se você é homem, os requisitos para ter direito à regra de transição da Aposentadoria por Idade são:
-65 anos de idade
-15 anos de tempo de contribuição.
Exemplo prático:
O Sr.Pedro estava muito preocupado com sua Aposentadoria após entender sobre as mudanças trazidas pela Reforma, pois já tinha cumprido os requisitos e já ia dar entrada em seu pedido de Aposentadoria por idade.
Após consultar uma Advogada, percebeu que possuía o Direito Adquirido, e decidiu entrar com esse pedido no INSS. Assim, seu direito foi analisado e concedido, e ele conseguiu se aposentar com as regras antigas!
Mas o Sr. Pedro tem um filho que nunca se filiou (se inscreveu) no INSS, nunca fez um pagamento da contribuição previdenciária, mas hoje, novembro de 2021 decidiu resolver essa situação e finalmente se tornou um filiado/segurado do INSS (tem aquele número que chamávamos de PIS e hoje é conhecido por NIT).
O Filho do Sr. Pedro vai precisar de 20 anos de contribuição (nova regra) e não os 15 anos anteriormente exigidos, como no caso do Sr. Pedro (antiga regra).
Direito Adquirido das Mulheres
Se, por outro lado, você é mulher, temos uma boa notícia! Você pode se encaixar em uma das Regra de Transição que possibilita alcançar a sua tão desejada Aposentadoria.
Até 2019 era exigida a idade mínima de 60 anos.
Após 2019, a regra é o aumento de 6 meses a cada ano até 2023 quando alcançar a Regra que chamaremos de “permanente” de 62 anos de idade.
Para você entender melhor como isso funciona, preparamos a tabela abaixo para exemplificar como fica o aumento gradual da idade exigida para as mulheres.
Vejamos:
Sálario do Contribuinte
2019 60 Anos
2020 60 Anos e 6 Meses
2021 61 Anos
2022 61 Anos e 6 Meses
2023 62 Anos
E você sabe o porquê dessa diferença na idade mínima das mulheres?

Essa diferença se dá, principalmente, porque nós mulheres conquistamos nosso espaço no mercado de trabalho após muitas lutas e, consequentemente, muito depois dos homens.

Até 1970, a entrada da mulher no mercado de trabalho não era tão significativa, pois ainda prevalecia a terrível tradição cultural do homem como provedor e da mulher como cuidadora da casa e dos filhos.
Felizmente isso foi mudando ao longo dos tempos. Mas, ainda assim, ao analisarmos as condições de trabalho da mulher hoje, continuamos vendo desigualdades que afetam o rendimento, geram planos de carreira mais curtos e períodos de trabalho parciais ou interrompidos.
Veja só:
Segundo o IBGE, em 2019 as mulheres trabalharam nos serviços domésticos ou cuidando de pessoas por quase o dobro de tempo em relação aos homens. Isso é fato! Constatado por estudos e números.
Isso, por si só, afeta diretamente nós mulheres, pois é exatamente esse ponto que torna ainda mais difícil alcançar os requisitos mínimos para conseguir a tão sonhada Aposentadoria.
Por isso se torna imprescindível a existência dessas Regras de Transição para reorganizar as exigências, levando em consideração esses fatores históricos de desigualdade.
Não são privilégios, mas sim Direitos que devem ter olhar diferenciado considerando todo o contexto histórico-cultural.
Força, Mulher! Somos fortes, somos guerreiras e temos muito a conquistar.
Quer saber se você possui o Direito Adquirido? Fale com um Advogado Especialista em Direito Previdenciário e garanta sua oportunidade de alcançar ainda mais rápido seu tão sonhado benefício!

Aposentadoria Por Idade

Vou continuar recebendo o mesmo valor?
Infelizmente não.
A temida Reforma também afetou o valor dos benefícios, de TODOS os benefícios. Existem casos em que o Aposentado, antes da Reforma, receberia um determinado valor (maior) e, após as novas regras, um valor bem menor. Injusto, não é mesmo?
Após a Reforma, o cálculo da Aposentadoria por idade teve algumas considerações importantes, como veremos a seguir.
Cálculo da Aposentadoria por Idade das Mulheres

cálculo

Vamos entender o cálculo através de um exemplo prático:
Após a Reforma:
A Sra. Maria passou a contribuir com a Previdência Social em 2020 e completou 25 anos de tempo de contribuição. A média de todo o período contributivo, ou seja, de tudo o que ela pagou para o INSS (100%) é de R$ 1.500,00.

Se calcularmos 60% de 1.500, 00, chegaremos a R$ 900,00.

Pois bem. A Sra. Maria contribuiu mais 10 anos além do tempo mínimo exigido de 15 anos.
Por esse motivo, a cada ano desses 10 anos, temos um aumento de 2% (2% x 10 anos), o que soma 20% a mais em sua média, resultando 80% (60% inicial + 20% do tempo que pagou a mais além dos 15 anos).
Assim, ao calcular 80% da média de seus salários, o valor da Aposentadoria da Sra. Maria será de R$ 1.200,00.
Antes da Reforma, a grande diferença era o descarte dos menores salários de contribuição, daqueles períodos em que os salários não eram tão altos. O INSS considerava 80% dos maiores salários de contribuição e não 100% como é hoje, pós-reforma.
Essa diferença, por si só, já diminui e muito o valor do benefício Aposentadoria.
Cálculo da Aposentadoria por Idade dos Homens

aposentadoria por idade

Vamos entender isso na prática:
Sr. José, filiado à previdência (pagava o INSS há muitos anos), completou 23 anos de contribuição. A média de todos os salários de contribuição (100% de todo período contributivo) é de R$ 1.800,00.
Ao calcularmos 60% dessa média, temos R$ 1.080,00. Como o Sr. José pagou 3 anos a mais do que era necessário (no caso dos homens, para o cálculo, considera as contribuições acima de 20 anos) ele terá mais 6% de acréscimo ao valor do benefício.
Ou seja, o valor da Aposentadoria do Sr. José será o equivalente a 66% (60% inicial + 6%) de R$ 1.800,00, o que é igual a R$ 1.188,00.
Importante: Se o Sr. José tivesse menos de 20 anos de contribuição, o valor da sua Aposentadoria seria de R$ 1.800,00, sem qualquer acréscimo.
Dá pra perceber o quanto a Reforma da Previdência afetou a sua Aposentadoria, não é mesmo?
É difícil entender todas essas regras. Agora imagine a dificuldade do servidor (funcionário) do INSS que vai analisar o seu caso, o quanto ele pode cometer erros e te conceder um benefício ainda menor.
Por isso, se ainda tem dúvidas, consulte um Advogado Previdenciário para te orientar em qual regra você se encaixa, qual será o valor do seu benefício e quais documentos necessários para que a sua Aposentadoria seja concedida o quanto antes.

Se você quer saber quanto vai pagar para a Previdência, acesse nosso artigo Guia Básico da Aposentadoria.

Aposentadoria Por Idade

Conclusão
Vimos que mesmo depois de um ano difícil, você ainda pode se Aposentar por Idade em 2022, mas com as regras trazidas com a Reforma da Previdência.
Para isso são necessários planejamentos e estratégias para evitar que o INSS erre na sua Aposentadoria e torne seu sonho ainda mais distante.
Se quer se planejar, ter seu benefício concebido e com o melhor valor possível, consulte já um Advogado Previdenciário que vai te ajudar a entender todos os passos da sua tão sonhada Aposentadoria!
Fique de olho em nosso Blog Previdenciário e não perca nenhuma novidade sobre seu benefício.
Cada semana postaremos um artigo que pode falar da sua realidade. Assim, entendendo todos os detalhes e mudanças, você fica mais perto de alcançar sua tão sonhada Aposentadoria!