Auxílio-Acidente
Auxílio-Acidente
Auxílio Acidente
Martos e Godoi
- Estar contribuindo para o INSS
- Ter sofrido um acidente de trabalho ou de qualquer natureza ou adquirido uma doença profissional
- Comprovar uma redução parcial e permanente da capacidade para trabalhar
- Comprovar o nexo causal, ou seja, uma relação entre o acidente ou doença e a redução dessa capacidade para o trabalho
Auxílio-Acidente
Auxílio-Acidente
Martos e Godoi
- RG (ou qualquer documento de identificação com foto)
- CPF
- CTPS (Carteira de trabalho)
- Atestados médicos, Radiografias, Receitas Médicas (quaisquer documentos médicos que comprovem a redução da capacidade laboral
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se for o caso
Auxílio-Acidente
Martos e Godoi
Advogado Previdenciário
Martos e Godoi
Martos e Godoi
- Salário Maternidade
- Auxílio Reclusão
- Seguro Desemprego
- Outro Auxílio-Acidente;
- Auxílio-Doença (se a causa ou doença foi a mesma que deu origem ao Auxílio-Acidente).
Martos e Godoi
Esta com dúvidas sobre este tema?
Leia abaixo nosso FAQ e tire suas dúvidas.
Entenda mais sobre o tema "auxilio acidente previdenciario" lendo esta reportagem.
Para fazer a requisição do auxilio acidente de trabalho você deve inicialmente pedir o benefício em um dos canais de comunicação do INSS.
Veja abaixo os principais passos para vc fazer a requisição do auxilio acidente de trabalho:
- Faça o pedido do auxilio acidente de trabalho por um dos canais do Sistema Meu INSS. O número do telefone é o 135. Você também pode realizar o pedido do auxilio acidente de trabalho pelo aplicativo ou site.
- Após o passo acima, você deve marcar a perícia médica que comprova a sua sequela e a diminuição da capacidade laboral.
- Depois de comparecer a perícia médica, o processo de pedido do auxilio acidente de trabalho esta completo e basta aguardar o resultado ou resposta do INSS.
Entenda mais sobre o tema "auxilio acidente de trabalho" lendo esta reportagem.
Muitos contribuintes do INSS fazem a pergunta: "Qual o valor do auxilio acidente?"
O valor do auxilio acidente pode ser calculado da maneira abaixo:
Deve ser calculada uma média dos 80% maiores sálarios (contribuição para o INSS) desde julho de 1994.
Você receberá como valor do auxilio acidente o total de 50% da média acima calculada.
É uma obrigação do INSS conceder aos trabalhadores que sofrem um acidente que resultam em sequelas e diminuam a sua capacidade laboral. O auxilio acidente valor é de 50% do valor de seu salário calculado para a aposentadoria.
Caso o valor auxilio acidente que você recebe não esteja correto, você deve procurar um advogado previdenciário para entrar com uma ação administrativa e se necessário com uma ação judicial para fazer a correção do mesmo.
O pedido de requisição deste valor do auxilio acidente deve ser feito em um dos canais de comunicação do INSS.
Entenda mais sobre o tema "valor do auxilio acidente" lendo esta reportagem.
Com relação ao auxilio acidente requisitos, podemos listar o material necessário para fazer o pedido deste benefício.
Veja abaixo a lista "auxilio acidente requisitos":
- Ser um trabalhador que possua a qualidade de segurado do INSS
- Ter sofrido algum tipo de acidente, que pode ou não ter ocorrido durante o horário de trabalho
- Algum tipo de diminuição (parcial ou total) da capacidade laboral (capacidade de trabalhar)
- O nexo causal entre o acidente e a redução da capacidade de trabalho
Para completar o "auxilio acidente requisitos" também devem ser apresentados alguns documentos para o pedido do auxílio doença. Os itens para a questão "auxilio acidente documentos" estão listados abaixo:
- Atestados médicos para que a redução da capacidade laboral seja comprovada, e qualquer outro documento ou item que ajude na comprovação do problema criado pelo acidente, tais como radiografias ou mesmo receitas prescritas por um médico.
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
- Qualquer outro documento que você considere relevante para demonstrar as sequelas criadas pelo acidente em questão.
Entenda mais sobre o tema "auxilio acidente requisitos" lendo esta reportagem.
Uma pergunta comum sobre o "inss auxilio acidente" é se existe um tempo limite para a duração do auxílio-acidente.
Na verdade não existe um tempo máximo de duração para o auxílio-acidente e sim um tempo mínimo,que é de um prazo de 15 dias.
O prazo total de duração do "inss auxilio acidente" vai ser determinado por um dos médicos credenciados do INSS.
Par você realizar a requisiçãoa do "inss auxilio acidente" você dever demonstrar auqe existe uma perda da capacidade laboral e que esta perda esta relacionada diretamente ou indiretamente ao acidente em questão, o que é chamado de "relação causal".
Leia o tópicoanterior do FAQ para entender melhor os requisitos necessários para afzer o pedido do seu auxílio-acidente.
Entenda mais sobre o tema "INSS Auxilio Acidente" lendo esta reportagem.
Sobre o tema "auxilio acidente mei", muitas pessoas fazem a seguinte pergunta: O trabalhador MEI tem direito também ao auxílio-acidente?
Infelizmente o trabalhador contribuinte MEI NÃO tem direito ao auxílio-acidente, pois é entendido pelos tribunais que o mesmo pode adequar os seus horários de trabalho e a forma de execução de suas atividades, de modo que a redução da capacidade laboral possa ser superada.
Entenda mais sobre o tema "auxilio acidente mei" lendo esta reportagem.
Esta determinação relacionada ao "auxilio acidente mei" esta disposta no tema 201 da TNU.