Uso de Prótese dá direito à Aposentadoria?
Uso de prótese dá direito à aposentadoria
Você é ou conhece alguém que faz o uso de Prótese?
Mesmo que com o uso da prótese você consiga reduzir os impedimentos, tanto para sua rotina pessoal quanto para o trabalho, você pode ter direito a alguns Benefícios do INSS.
Além disso, a Pessoa com deficiência pode se aposentar mais cedo!
Hoje vamos te mostrar os principais Benefícios e Aposentadorias para você que faz o uso de prótese.
Martos e Godoi
Segundo os critérios definidos em Lei, Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Imagine o caso de Joana, que possui uma deficiência física de nascimento: Devido à uma má formação congênita, ela nasceu sem o braço direito.
Por isso faz o uso de uma Prótese desde criança.
Joana trabalha como Assistente de Telemarketing através de ajustes e adaptações em seu local de trabalho.
Por esse motivo, ela poderá futuramente conquistar a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.
Você sabia que uma Deficiência também pode ser Adquirida ao longo da vida?
Imagine o caso de Fábio.
Após ser vítima de um atropelamento, Fábio perdeu parte de sua perna esquerda e desde então faz o uso de uma Prótese para se locomover e realizar as atividades de sua rotina.
Fábio trabalha como Auxiliar Administrativo, com ajustes e adaptações.
Portanto, ele também poderá conquistar a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.
Perceba que, independente do fato gerador de sua Deficiência, se forem comprovadas quais barreiras essa condição gera em seu dia-a-dia, você terá o direito de se Aposentar mais cedo.
Martos e Godoi
O principal benefício para quem faz o uso de Prótese é a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência.
Esta é uma Aposentadoria do INSS devido aos segurados que possuem algum tipo de Deficiência ou Impedimento de Longo Prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
A Pessoa com Deficiência, diferente de uma Pessoa com Incapacidade Permanente, realiza atividades profissionais, mesmo que com ajustes e adaptações para sua função.
A Aposentadoria da Pessoa com Deficiência é dividida em duas modalidades:
Aposentadoria por Idade da Pessoa com Deficiência
Na Aposentadoria por Idade da Pessoa com Deficiência, a exigência de idade é reduzida em relação à outras espécies de Aposentadorias.
Para o homem são exigidos 60 anos de idade, 5 anos a menos que na Aposentadoria comum.
Já a mulher alcança sua Aposentadoria da PCD aos 55 anos de idade, 7 anos a menos que na Aposentadoria por idade comum.
Isso mesmo!
IMPORTANTE: Além da Idade exigida, você deve comprovar sua Deficiência (seja ela física, mental, sensorial ou intelectual) e que você conviveu com a deficiência durante 15 anos de contribuição.
Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência
Na Aposentadoria por Tempo de Contribuição da Pessoa com Deficiência NÃO EXISTE O REQUISITO DA IDADE MÍNIMA!
Para conquistar o Benefício, basta comprovar o tempo de contribuição exigido, que irá depender do Grau de sua Deficiência.
ATENÇÃO: O grau de sua Deficiência será definido após a Perícia Médica e Social da Pessoa com Deficiência.
Após isso, você poderá saber qual o tempo de contribuição necessário para o seu caso.
DICAS DE ESPECIALISTAS
Você possui uma deficiência há muitos anos? Já se acostumou e aprendeu a conviver com essa condição?
Consulte um Advogado Especialista para analisar cada detalhe da sua Deficiência e traçar as melhores estratégias para te direcionar ao Melhor Benefício Possível.
Muitos segurados não consideram seu Impedimento de Longo Prazo como uma Deficiência, e acabam se habituando a conviver com as dificuldades que ela traz em seu dia-a-dia.
Quando procuram um especialista para fazer o pedido de sua Aposentadoria, descobrem que já poderiam estar aposentados na modalidade de Pessoa com Deficiência.
Isso porque um Advogado Previdenciário pode fazer uma análise completa do seu caso e procurar meios de te adequar à esse direito.
Isso é o que chamamos de “caçar pêlo em ovo”, ou seja, observar e juntar suas documentações médicas, como laudos e exames, com o objetivo de te encaminhar ao Benefício correto, como você merece.
Por esse motivo, sempre busque ajuda de um Profissional de confiança para tirar suas dúvidas e te orientar em cada passo para conquistar sua tão sonhada Aposentadoria.
Uso de prótese dá direito à aposentadoria
Você pode ter direito a um Benefício Indenizatório do INSS por fazer uso de prótese!
Se você ainda não completou o tempo para conquistar sua tão sonhada Aposentadoria, pode ter direito a um Benefício Indenizatório do INSS.
O Auxílio-Acidente é uma possibilidade para casos em que a necessidade do uso da prótese foi causada pela sequela de um acidente do trabalho, de um acidente de qualquer natureza ou pelo agravamento de uma doença profissional.
Consulte um Advogado Especialista para analisar o seu caso e verificar se você possui direito ao Auxílio-Acidente e, futuramente, a possibilidade de se Aposentar mais cedo através da Aposentadoria da Pessoa com Deficiência!