Benefício do INSS Para Pessoa Com LER/DORT
Benefício do INSS Para Pessoa Com LER/DORT
Você já ouviu falar em LER/DORT?
Essas são doenças causadas por movimentos e esforços repetitivos, normalmente consequentes de fatores do ambiente de trabalho.
Por serem muito comuns, muitas vezes quem é acometido por essas doenças acaba não conhecendo seus Direitos Previdenciários e convivendo com a redução de sua capacidade, sem receber o benefício do INSS do qual tem direito.
Essas lesões trazem dores, desconfortos em seu dia-a-dia e consequentemente, causam a redução da sua capacidade para o trabalho.
Um ponto importantíssimo que pouca gente sabe, é que ainda que essa redução seja MÍNIMA, você pode ter direito ao benefício.
Benefício do INSS Para Pessoa Com LER/DORT
Como vimos, a principal causa das LER’S/DORT’S são os esforços repetitivos. E sabemos como os movimentos repetitivos fazem parte da realidade de muitos trabalhadores.
Imagine, por exemplo, o caso de um profissional de informática ou T.I., profissão necessária e muito comum em vários ramos de empresas.
Durante toda a jornada de trabalho, o T.I. realiza movimentos repetitivos no teclado, no mouse e além disso, permanece na mesma posição em sua cadeira, o que pode gerar LER, DORT, Tendinite ou Bursite.
Outros exemplos de doenças profissionais, acontecem com o Gari, o Varredor de rua e os Profissionais de Limpeza Pública, que ao realizarem os movimentos de varrer, recolher o lixo e limpar por longos períodos, acabam danificando suas articulações e musculaturas e podem ser acometidos por alguma dessas doenças.
Portanto, você precisa entender que, independente da sua profissão, se você realiza movimentos repetitivos que prejudicam sua saúde, você pode estar sofrendo os sintomas de uma doença profissional.
A doença profissional, por sua vez, causa redução da capacidade para o trabalho e garante que você receba um ou mais benefícios do INSS!
Martos e Godoi
O direito a benefícios do INSS, também é muito comum para pessoas que trabalham como Repositores de Estoque, Promotoras de vendas, Balconistas, Bancários, Operadores de Máquinas, Costureiras, entre tantas outras funções.
Se você é Repositor de estoque e trabalha o dia todo, colocando e repondo produtos em gôndolas dentro do supermercado ou de farmácias e sente dores nos ombros, na coluna ou nos joelhos, provavelmente você esteja convivendo com uma doença profissional e ainda não tenha percebido.
Você Bancário que passa o dia exaustivo de trabalho fazendo movimentos repetitivos de digitação ou você Costureira, que molda, desenha, corta e costura diversas peças de roupas, frequentemente são acometidos pela LER/DORT, Tendinite e Bursite.
Muitos trabalhadores passam o dia em posições desconfortáveis, não ergonômicas e adquirem ao longo da vida de trabalho, uma lesão que poderá ser enquadrada como doença profissional.
Isso porque os movimentos repetitivos somados ao peso e posições desconfortáveis para a realização de suas atividades, podem gerar LER/DORT, Bursite, Tendinite, Síndrome do Manguito Rotador, problemas na coluna e desgastes nos joelhos.
A Perda auditiva também é muito comum entre as doenças profissionais.
Como exemplo temos os Operadores de máquinas, que são expostos a barulhos extremos e após alguns anos de trabalho, infelizmente são acometidos pela redução ou perda auditiva.
Conheça hoje os Benefícios Previdenciários para quem sofre com as LER’S/DORT’S e outras doenças profissionais.
Vamos te contar os detalhes e as regras para conquistar cada um dos Benefícios possíveis.
Martos e Godoi
A LER/DORT podem causar dores e impedimentos mais intensos em alguns momentos.
Imagine que, em uma dessas crises, devido a forte inflamação, seu Médico te peça um afastamento das atividades de trabalho pelo período de 30 dias.
Por esse afastamento ter sido causado por uma Incapacidade Temporária para o trabalho, você terá direito ao Auxílio-Doença.
O Benefício por Incapacidade Temporária, o antigo Auxílio-Doença, é um benefício que substitui o salário do trabalhador durante o período em que ele se encontra com uma Incapacidade Laboral.
Este benefício é concedido aos segurados impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias, sendo o principal requisito comprovar essa incapacidade total, mas temporária para o trabalho.
Os Requisitos para conquistar o Auxílio-Doença são:
- Ter qualidade de segurado, ou seja, estar contribuindo para o INSS ou no período de graça
- Comprovar uma Incapacidade Total, mas Temporária causada por doença ou acidente por 15 dias ou mais
Benefício do INSS Para Pessoa Com LER/DORT
Se a sua LER/DORT foi causada por fatores do seu ambiente de trabalho e geraram uma Incapacidade Parcial e Permanente, você pode entrar com o pedido do Auxílio-Acidente.
Para ilustrar e te ajudar a entender o que é uma incapacidade parcial e permanente, uma sequela causada por doença profissional, veja esse exemplo:
Célia é Promotora de Vendas de uma empresa de produtos de higiene pessoal e sua principal função é levar as novidades, repor estoque e expor seus produtos de forma criativa, em vários mercados e farmácias de sua cidade.
A exposição dos produtos faz com que Célia abaixe repetidas vezes para completar prateleiras baixas ou levante seus braços em constante esforço para repor produtos de prateleiras mais altas.
Com isso, após longos anos de trabalho na mesma função, Célia desenvolveu LER/DORT, além de sofrer com um problema no ombro, chamado Síndrome do Manguito Rotador.
Quando recebeu os diagnósticos das doenças, Célia foi alertada por seu Ortopedista que seus problemas eram decorrentes de suas atividades de trabalho.
Por ser a única profissão de sua vida, apesar de suas sequelas, Célia não conseguiu ser readaptada para outra função, mas continuou exercendo sua função com MAIOR ESFORÇO. Portanto, Célia possui direito ao benefício de Auxílio-acidente.
O Auxílio-Acidente é um benefício indenizatório pago pelo INSS para os segurados que sofreram alguma sequela permanente, causada por Acidente ou Doença Profissional, que reduz a sua capacidade para o trabalho.
Os requisitos para ter direito ao benefício são:
- Estar contribuindo para o INSS ou no Período de Graça
- Possuir sequelas decorrentes da doença
- Comprovar uma redução parcial e permanente da capacidade para trabalhar
- Comprovar o nexo causal, ou seja, uma relação entre a doença e a redução da capacidade para o trabalho
Lembramos que o Auxílio-Acidente é um benefício Indenizatório, ou seja, ele não substitui o salário do segurado, apenas o complementa. Desta forma, você pode continuar trabalhando e esse benefício será um extra em sua renda!
Martos e Godoi
Existem casos em que essas doenças profissionais se agravam e isso pode trazer barreiras e dificuldades em seu dia-a-dia.
Mesmo que você já tenha se acostumado com essa condição, dependendo da doença profissional, ela pode ser enquadrada como uma Deficiência e isso deixará você se aposentar com requisitos reduzidos.
É importante saber que, diferente de uma pessoa com incapacidade para o trabalho, a Pessoa com Deficiência pode exercer atividades profissionais de qualquer natureza através de ajustes e adaptações necessárias.
Se você trabalhou a vida toda, convivendo com uma sequela de sua doença profissional, consulte um advogado especialista para saber se sua incapacidade pode ser enquadrada como deficiência e se você terá direito a Aposentadoria do PCD.
Saiba TUDO sobre a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência clicando aqui.
Martos e Godoi
A organização dos seus documentos é o passo mais importante para conquistar qualquer benefício do INSS.
Isso porque é através desses documentos que você poderá comprovar sua Incapacidade para o Trabalho ou sua Deficiência Adquirida.
Você pode comprovar esses pontos através de documentos como:
- Laudos Médicos
- Exames de rotina
- Receitas Médicas
- Atestados
- Entre outros Documentos Médicos de sua doença profissional
Por esse motivo, junte todos os documentos que comprovam sua condição atual, e leve junto com você no dia da Perícia Médica.
Fazendo isso, você já aumenta as chances de conquistar seu benefício.
Vai passar pela Perícia Médica do INSS? Acesse esse Artigo que preparamos em nosso Blog Previdenciário.
Benefício do INSS Para Pessoa Com LER/DORT
Agora você conhece os Benefícios para quem sofre com as LER’S/DORT’S, e pode se preparar antes de entrar com o pedido e conquistar esse direito.
Lembre-se que o principal requisito para conquistar os Benefícios por Incapacidade do INSS é demonstrar sua Incapacidade para o Trabalho.
A INCAPACIDADE PARCIAL E PERMANENTE, ocorre quando você possui uma lesão ou sequela de acidentes ou quando enfrenta a redução da sua capacidade para o trabalho, devido a uma doença profissional e isso garante o direito ao AUXÍLIO-ACIDENTE.
A INCAPACIDADE TOTAL E TEMPORÁRIA, faz com que você receba o benefício de AUXÍLIO-DOENÇA durante o período de afastamento para sua recuperação.
A INCAPACIDADE TOTAL E PERMANENTE ocorre quando você não pode mais exercer as atividades de trabalho habitualmente exercidas e dá acesso a APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.
Já o ENQUADRAMENTO DE DEFICIÊNCIA OU INCAPACIDADE A LONGO PRAZO durante a vida de trabalho, pode te dar o direito a APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Não deixe que o INSS negue ou erre em seu Benefício: Consulte um Advogado Previdenciário para traçar as melhores estratégias de acordo com o seu caso!
Saiba mais sobre cada um dos Benefícios por Incapacidade acessando nosso Blog Previdenciário.